CRAS

O que é

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a unidade publica, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) responsável por oferecer serviços, programas e benefícios de Proteção Social Básica voltado a prevenir situações de risco e a fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

O município de Douradina – Pr possui um CRAS localizado  a Rua Osvaldo Ribeiro 218, Jardim Padre Ivo. 

Quem pode solicitar

As famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade temporária que necessitam de proteção social básica entre eles beneficio eventual – Cesta básica, Programas de transferência de Renda – Auxilio Brasil, acesso a documentos encaminhamento para outros setores entre outros. 

Horário de atendimento

Segunda a sexta-feira 

8:00 ás 12:00 – 13:00 ás 17:00 

Requisitos e/ou documentação exigidos

Documentos pessoais para atendimento inicial, conforme o serviço ou programa a ser acessado pelo beneficio será feita a solicitação dos documentos. 

Como solicitar
  • Encaminhados por outros setores públicos, como educação e saúde, ou pela própria rede socioassistencial.
  • Por meio de busca ativa da equipe de referência do CRAS. As famílias podem ser localizadas através de visitas aos domicílios ou atendimento no próprio equipamento. A procura pode ser orientada pelos territórios que apresentam maior número de vulnerabilidades, e que comumente não acessam os serviços de maneira espontânea.
  • Procura pelo indivíduo ou pela família de forma voluntária, solicitando o atendimento diretamente no CRAS.
Tempo estimado de espera

Atendimento Imediato 

Previsão de prazo para execução o serviço

O atendimento, encaminhamento ou inclusão nos serviços, programas e projetos e feito no primeiro atendimento se a família estiver com documentação, se for benefício oferta do pelo CRAS pode ser imediato e se depender de outros provedores pode demorar conforme a demanda, exemplo INSS, CADÙNICO, SISTEMA PASSE LIVRE.

Forma de prestação do serviço e/ou etapas do serviço

Acolhida (recepção), levantamento da demanda (o que família e/ou indivíduo busca), encaminhamento para atendimento da PSB (proteção social básica) e/ou CADÚNICO. Se for atendimentos da PSB – será realizado pela Assistente Social e Psicóloga entrevista e cadastro, se necessário visita domiciliar, intervenção e orientação, bem como encaminhamentos e inclusões em demais serviços e atividades. Se for atendimento do CADÚNICO é realizada a entrevista pelo operador do cadastro incluído ou atualizada a família na base de dados para programas sociais do governo federal, após esse processo a liberação de benefícios fica a cargo do governo federal que pode incluir no programa de transferência de renda auxilio Brasil, carteira do idoso, cartãocomida boa, ID jovem entre outros.   

Valores e/ou taxas do serviço
Não se aplica
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